Andropausa

Andropausa, suas causas e o tratamento de reposição hormonal para homens

Os primeiros sinais da andropausa costumam aparecer em homens com idade entre 40 e 55 anos, com sintomas parecidos com o da menopausa. Diferente das mulheres, os homens não possuem um sintoma específico como o término do ciclo menstrual para marcar o período de transição. Tanto a menopausa quanto a andropausa são caracterizados pelo declínio hormonal do organismo.

Mudanças que podem ocorrer no organismo do homem

Nas mulheres, ocorre a baixa de estrógeno e, no homem, da testosterona. No caso dos homens, as mudanças ocorrem gradualmente, e incluem alteração no humor, cansaço extremo, indisposição, falta de libido e perda de agilidade física.

Doenças ocasionadas pela diminuição da testosterona

O declínio nos níveis de testosterona, quando não tratado, pode provocar outros problemas de saúde, doenças cardíacas e fragilidade óssea. Os sintomas da andropausa são difíceis de ser diagnosticados pelo homem, por começarem em uma fase da vida do paciente onde o mesmo passa por problemas de questionamentos em relação a valores e objetivos de vida. Fica difícil para o homem perceber que seus sentimentos estão mais aflorados devido aos problemas hormonais do que devido aos problemas externos.

Período de transição do homem para a fase da andropausa

Enquanto a transição das mulheres para o período da menopausa ocorre entre 45 e 55 anos, nos homens a mudança para a fase da andropausa acontece de forma gradual, podendo estender-se por décadas. Com o passar da idade, é inevitável o declínio dos níveis hormonais, o que ocorrerá com praticamente todos os homens. Os sintomas da andropausa no organismo poderão ser sentidos em intensidades diferentes, ou seja, um paciente não apresentará os mesmos sintomas que o outro.

Fatores que podem contribuir para desencadear a andropausa no homem

• Estresse psicológico
  • Álcool
  • Acidentes
  • Cirurgias
  • Medicação
  • Obesidade
  • Infecções

Problemas de saúde que podem aparecer devido a andropausa

• Doença cardiovascular
  • Obesidade
  • Hipertensão
  • Aumento do colesterol

Tratamento da andropausa

A reposição hormonal é uma opção para o homem que deseja amenizar os efeitos causados pela andropausa. O tratamento de reposição hormonal deve ser feito de forma criteriosa, após diagnóstico médico e constatação dos sintomas baseado em exames de sangue que comprovem o declínio da testosterona no organismo.

Benefícios do tratamento de reposição hormonal

Pacientes com quadro de apneia do sono, câncer de próstata e distúrbios de multiplicação anormal de células, necessitam ser observados de forma mais criteriosa. Quando o paciente está em tratamento de reposição hormonal, o urologista deverá solicitar exames de sangue periodicamente, para observar a eficácia da terapia e seus possíveis efeitos adversos. A reposição hormonal é indicada para proporcionar qualidade de vida e bem estar, e pode garantir um processo de envelhecimento saudável.

Medicamento usado no tratamento de reposição hormonal

A durateston é um dos medicamentos usados para o tratamento de reposição hormonal, e deve ser usado somente sob prescrição médica. A dosagem e a duração do tratamento irá depender do quadro clínico do paciente. O uso da medicação não deve ser interrompida por conta própria, e nem deve ser tomada uma dose maior do que a prescrita. O fármaco é totalmente contraindicado para homens com níveis normais de testosterona, e não deve ser utilizado com outras finalidades que não sejam para reposição hormonal.

Clínica de cirurgia plástica em Botafogo

O tratamento ajuda a minimizar os efeitos da andropausa, através de uma reposição periódica dos níveis de testosterona. A reposição hormonal pode ser contra indicada em alguns casos, por isso é necessário que o tratamento seja feito sob supervisão de um urologista. Quando a deficiência hormonal é diagnosticada de forma precoce, os resultados obtidos são mais eficientes. Agende agora mesmo a sua consulta na Inova, clinica de cirurgia plástica e endocrinologia em Botafogo, e garanta uma ótima aparência e mais qualidade de vida!