Mulher apertando a barriga | Como os distúrbios da menstruação podem influenciar na estética do seu corpo?

Como os distúrbios da menstruação podem influenciar na estética do seu corpo?

A famosa tensão pré-menstrual ou TPM está longe de ser algo inventado pelos homens para fazer com que as mulheres pareçam loucas, como acredita Megan Fox no filme “Garota Infernal”. A verdade é que essa parte tão chatinha do mês enche o corpo da mulher de hormônios e pode resultar em muito mais do que um simples sangramento. Uma falha no ciclo menstrual ou um fluxo fora do normal são alguns dos chamados distúrbios da menstruação, que afetam muitas mulheres.

Amenorreia (ausência do ciclo menstrual)

A amenorreia primária é causada pelo atraso da menarca, a primeira menstruação da mulher. É diagnosticada em meninas magras demais ou que praticam esportes em excesso e chegam aos 16 sem menstruar por falta de gordura corporal.

A amenorreia secundária acontece quando uma mulher fica por três meses ou mais sem menstruar depois de ter um ciclo regular, também por conta de pouca gordura corporal ou de excesso de atividades físicas. Outras possíveis causas do distúrbio são a menopausa prematura, o uso contínuo de anticoncepcionais à base de progesterona, o estresse, distúrbios de peso e problemas endócrinos.

Sangramento uterino excessivo

Problemas no ciclo menstrual, como fluxos intenso ou ralos e até sangramentos fora do período normal podem caracterizar o sangramento uterino excessivo. Distúrbios hormonais, excesso de exercícios ou de peso, estresse, presença de miomas ou aproximação da menarca ou da menopausa podem causar esse distúrbio.

Um problema que traz outros problemas

Além de causar uma preocupação extra, esses distúrbios ainda podem afetar a autoestima da mulher, que já está mais sensível por causa de todos os hormônios. A amenorreia, além de atrapalhar o ciclo menstrual, apresenta outros sintomas como acne, crescimento de pelos, ressecamento da pele, perda de cabelo e sensibilidade em altas ou baixas temperaturas. Já o sangramento fora do normal pode estar relacionado a outros fatores que dificultariam a gravidez, o que muitas vezes gera quadros de depressão.

Tratamentos

Para a amenorreia primária, o tratamento pode incluir uma nova dieta e um plano de exercícios físicos que garantam o desenvolvimento normal dos órgãos reprodutivos. Já para a amenorreia secundaria, o tratamento vai depender do que causou o problema, indo de simples dietas até cirurgias para a remoção de cistos ou tumores.

Se o sangramento irregular for um sintoma de outra doença é preciso tratar ela para que o ciclo menstrual volte ao normal. Se o sintoma for hormonal o tratamento deve ser feito com contraceptivos para a regularização do fluxo.

A Inova, clínica de cirurgia plástica no Rio de Janeiro, também oferece diversos tratamentos em endocrinologia para avaliar e tratar distúrbios hormonais, como os distúrbios da menstruação, que afetam diretamente o bem-estar e a aparência das pacientes.

Além dos distúrbios da menstruação, problemas com andropausa, menopausa e tireoide desregulada também são nossas especialidades. Marque sua consulta.