Seringa de botox | Como funciona o botox

Como funciona o botox

A toxina botulínica ou botox é uma substância muito procurada para procedimentos estéticos a fim de amenizar rugas e marcas de expressão, mas também pode ser utilizada para outras funções com o intuito de melhorar a vida do paciente, como no tratamento de doenças crônicas, por exemplo.

Originalmente o botox é um composto letal, mas, apesar disso, se for aplicado em pequenas doses e por profissionais qualificados, ele irá proporcionar ótimos resultados para o paciente. O nome Botox é, na realidade, a marca que foi registrada nos Estados Unidos para comercializar a toxina botulínica tipo A, mas o nome se popularizou. Anteriormente, era utilizado no Brasil apenas para procedimentos terapêuticos. O uso do produto para intervenções estéticas só foi autorizado em 2000.

Botox para fins estéticos

O botox ficou conhecido graças ao seu efeito quando empregado em tratamentos estéticos. Pode ser utilizado para diversos fins, como, por exemplo, para os seguintes procedimentos:

Tratamento de acne

A maioria da população brasileira possui a pele oleosa devido ao clima e à umidade, e isso tem como resultado o aparecimento de acnes. Além da oleosidade, as indesejadas acnes podem ser causadas por estresse, alterações hormonais e uso indevido de cosméticos.

O botox começou a ser utilizado para evitar esse problema tão recorrente. A aplicação da substância reduz a produção de oleosidade e o tamanho dos poros, de modo a diminuir a quantidade de folículos inflamados que geram a acne.

Redução de rugas

Com o passar do tempo, o corpo diminui a produção de fibras de colágeno e elastina, de modo que a elasticidade da pele é reduzida. É muito comum a busca de procedimentos estéticos para amenizar a aparência das rugas, e o botox é um deles.

A aplicação da substância é feita por meio de microagulhas nas regiões escolhidas para o tratamento, como na testa, entre as sobrancelhas e na parte externa dos olhos para corrigir pés de galinha.

Destacar ou auxiliar outros procedimentos

Além dos procedimentos estéticos mais conhecidos mencionados acima, o botox também é recomendado diante da cirurgia de pálpebras, que retira o excesso de pele e gordura das pálpebras, seja na parte superior ou inferior, resultando em um olhar mais rejuvenescido. O botox é aplicado com o intuito de complementar o efeito da cirurgia e proporcionar firmeza à região.

Se a intenção for destacar os olhos, também recomenda-se o uso do botox para levantar as sobrancelhas, um procedimento simples mas que causa bastante diferença. É importante que qualquer um dos procedimentos seja realizado com um profissional responsável e qualificado, pois o uso inadequado do botox pode proporcionar uma aparência indesejada ou até mesmo prejudicar o fechamento das pálpebras.

Botox para fins terapêuticos

Como mencionado, o botox foi autorizado no Brasil para fins estéticos somente em 2000, mas poucos sabem que, antes disso, ele já era utilizado de modo terapêutico .A aplicação do produto pode acabar com incômodos como:

Hiperidrose

Esta é uma condição em que a pessoa sua em excesso até mesmo em baixas temperaturas ou durante o sono, o que causa desconforto emocional e físico. O suor em excesso costuma afetar mãos, pés e axilas. O uso do botox é muito indicado por dermatologistas, pois a substância bloqueia o estímulo nas glândulas sudoríparas.

Sequelas e tiques

Quando uma pessoa sofre um AVC, geralmente um vaso sanguíneo se rompe, ou o sangue para de circular em alguma parte do cérebro. Isso resulta na destruição de uma quantidade de neurônios e pode levar à perda da movimentação de uma parte, um membro ou um lado inteiro do corpo, e a recuperação dos movimentos e da sensibilidade pode ser muito difícil e dolorida.

Foi devido a isso que pesquisadores realizaram estudos e concluíram que o botox pode auxiliar no tratamento. Apesar do efeito não ser imediato, a toxina enfraquece a musculatura que sofre contração excessiva, pois diminui a liberação de acetilcolina (neurotransmissor responsável pela contração do músculo), anulando a contração. Esse mesmo princípio do relaxamento do músculo se aplica no tratamento de tiques nervosos em lugares como olhos ou boca.

Mal de Parkinson

O Mal de Parkinson é uma doença progressiva e neurodegenerativa, resultante da degeneração dos neurônios. Nos últimos anos, é cada vez mais comum a indicação da toxina botulínica para o tratamento. O botox tem baixo risco de efeitos colaterais no tratamento e é recomendado diante de quadros que sejam bem avaliados sobre os músculos afetados, para que proporcione os melhores resultados.

Enxaquecas

Além de tudo que já foi falado, o botox também pode ser utilizado para amenizar dores causadas por tensão, estresse e ansiedade. A enxaqueca é uma doença crônica que causa dores de cabeça pulsantes e intensas, que podem ser acompanhadas de sensibilidade à luz, barulho e cheiros, enjoo e cegueira parcial. A aplicação do botox é mais eficaz que o uso de medicamentos, e prolonga o espaço entre as crises.

Botox no Rio de Janeiro

Caso tenha interesse em algum dos resultados do botox e deseje utilizar o método, seja para fim estético ou medicinal, procure um profissional qualificado que prestará o serviço necessário com eficiência. A Clínica Inova, clínica de cirurgia plástica no Rio de Janeiro, possui uma equipe qualificada para atendê-lo! Entre em contato e marque um horário conosco.