Notícias

Como saber se você pode fazer uma cirurgia de correção de cicatriz?

Como saber se você pode fazer uma cirurgia de correção de cicatriz?

Compartilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInShare on TumblrPin on PinterestEmail this to someone

Quando há um corte no nosso corpo, ele mesmo inicia um processo de reparo, produzindo colágeno. Essa proteína faz com que o nosso corpo una, “cole” as partes divididas devido à ferida, formando um novo tecido. Esse tecido nem sempre é igual à pele que já estava lá, o que faz aparecer a famosa cicatriz.

Muitos de nós temos alguma cicatriz no corpo. Seja por uma sutura mal realizada ou até mesmo por questões biológicas. Alguns até encaram a marca como uma lembrança de algum momento especial, mas muitos se incomodam com isso. E existem tratamentos estéticos de reparar esse problema. É a cirurgia de correção de cicatriz.

O que é a cirurgia de correção de cicatriz?

Como o próprio nome sugere, a operação promete corrigir alguma cicatriz incômoda do corpo da pessoa. Porém, muitos médicos alegam que o nome “correção” é errôneo, pois não é garantido que vá haver alguma melhora da aparência da marca. Isso também depende da ajuda do próprio paciente (sobre o que falaremos daqui a pouco) e de fatores biológicos.

Para quem é indicada a cirurgia de correção de cicatriz?

Existem alguns casos especiais em que a realização da cirurgia é mais recomendada. São elas:

  • Cicatrizes com aspecto indesejável
  • Cicatriz elevada, com coceira e dor, chamada de cicatriz hipertrófica
  • Cicatriz queloideana, ou o que popularmente é chamado de queloide, que é a cicatriz que invade tecidos de áreas próximas e geralmente tem dor, coceira, não regride e tem crescimento contínuo.

É importante ressaltar que, no último caso, são grandes as chances de haver um reindício, por ser um problema biológico. Também vale o aviso de que existem contraindicações para esse tipo de cirurgia, como, por exemplo, pacientes com casos de infecções. Para saber qual o seu caso e se a cirurgia realmente vai funcionar de forma definitiva, procure um cirurgião plástico. Na Inova, clínica de cirurgia plástica no Rio de Janeiro, você encontra médicos especializados no seu caso e que podem te ajudar.

E como é feita a cirurgia de correção de cicatriz?

A retirada através da cirurgia acontece por meio de incisões por toda a cicatriz, com posterior remoção da marca com tesoura delicada. Não se costuma aprofundar muito a área das incisões além do tecido gorduroso, afinal a intenção é realmente só tirar a marca superficial da pele.

O tempo da cirurgia pode variar, de 30 minutos a 1 hora, dependendo do tamanho da cicatriz. E, a depender do tipo de técnica utilizada para fechar a incisão, o paciente pode molhar a região operada no mesmo dia.

Depois da cirurgia

Não é necessário se afastar do trabalho, mas é recomendado haver um repouso das atividades físicas de cerca de 7 dias. Demora cerca de três meses para se observar a melhora na região, mas o resultado final pode só se concretizar em até 1 ano. Só é permitido tomar sol após 30 dias e é normal que a região fique avermelhada durante alguns meses. Ah, e nem é preciso dizer que é fundamental o uso constante de filtro solar, né?

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente

Desenvolvido por Fizzy Marketing Digital