Notícias

Diferenças entre lábio leporino e fenda palatina

Diferenças entre fenda palatina e lábio leporino

Compartilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInShare on TumblrPin on PinterestEmail this to someone

Para entender ambos é necessário saber que, apesar de poderem ocorrer simultaneamente, não são a mesma situação e não têm a mesma origem. Ou seja, não são causados pelo mesmo problema de desenvolvimento embrionário. A fenda palatina é um problema causado pela perfuração do palato em desenvolvimento. Isso promove a visualização do septo nasal, causando deformidade. Nem sempre a fenda palatina está associada à deformação labial, mas pode representar cerca de 30% dos casos de deformação.

A fenda palatina, além da deformação estética, ainda pode trazer anomalias no desenvolvimento da tuba auditiva e complicações mais graves como dificuldade respiratória. Entretanto, o problema só poderá ser corrigido a partir do primeiro ano de vida, com o completo fechamento do palato, que é feito em etapas. Por ser um problema mais completo e que necessita de diversas avaliações, deverá ser acompanhado por profissionais de fonoaudiologia, otorrinolaringologia, odontologia e cirurgia plástica.

Até a completa solução, a criança deverá ser acompanhada pela equipe médica, já que o problema causa distúrbios nutricionais, comunicacionais e até mesmo emocionais, o que demanda uma interação entre todos para a melhor e mais rápida solução possível.

Lábio leporino é corrigido de maneira mais simples, apenas com cirurgia plástica

O lábio leporino, embora muitas vezes possa ser confundido com a fenda palatina, é um problema que pode ocorrer pela 16ª semana de gravidez, quando o feto inicia o fechamento das duas partes do rosto, entre as quais, até o momento, havia uma fenda. Quando essa junção ocorre, surge um sulco abaixo do nariz, que é natural e todos têm. Assim, quando ocorre algum problema nesse desenvolvimento, não há o completo fechamento, e, assim, há a ocorrência do lábio leporino. Essa deformidade, por sua vez, não se comunica com o septo nasal como acontece com a fenda palatina, o que não exige nenhuma intervenção além da cirurgia plástica.

Trate lábio leporino e fenda palatina na Clínica Inova

A Inova,clínica de cirurgia plástica, é especializada em tratamentos cirúrgicos para a solução de diversos problemas, incluindo lábio leporino e fenda palatina. Aqui você tem médicos especializados e que poderão apresentar soluções para os problemas de maneira definitiva. Entre em contato conosco e marque a sua consulta!

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente

Desenvolvido por Fizzy Marketing Digital