Notícias

criança feliz

Entenda o que é fenda palatina

Compartilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInShare on TumblrPin on PinterestEmail this to someone

A fenda palatina é uma má formação congênita, que acontece entre o quarto e o novo mês de gestação, e consiste em uma abertura do palato superior (céu da boca) que se estende até a base do nariz, deixando o canal oral em contato com o nasal. Em alguns casos, o paciente pode apresentar úvula bífida, quando a úvula – ou campainha da garganta – é dividida em dois.

Estima-se que a cada 650 nascimentos uma criança nasce com fissura labiopalatal no Brasil. Ainda não se conhecem as causas para a anomalia, no entanto, alguns fatores de risco podem estar envolvidos, como deficiências nutricionais, exposição à radiação, doenças e uso de alguns medicamentos durante a gravidez, além do uso de álcool e fumo e hereditariedade.

Como funciona o tratamento para quem tem fenda palatina

O tratamento começa ainda no recém-nascido. O processo de fechamento da fenda palatina é feita em etapas, a primeira cirurgia de reconstituição do céu da boa é feita aos dois anos. Recomenda-se que a cirurgia não deve ser feita antes desta idade para não atrapalhar o desenvolvimento ósseo. A função da intervenção é evitar problemas respiratórios e manter a funcionalidade muscular da região facial ainda em desenvolvimento.

Sendo feito nesse período, o procedimento tem melhores prognósticos para as alterações de fala e de audição. Durante esse tempo de espera, a criança deve usar aparelhos ortodônticos para bloquear a abertura do palato, facilitando a alimentação. Além disso, deve ser acompanhada por médicos de diferentes áreas, como cirurgiões plásticos, fonoaudiólogos e ortodontistas.

O tratamento é muito importante já que as fissuras podem provocar sequelas graves e diversas dificuldades. Além dos problemas de fala e de audição já mencionados, problemas como déficit nutricional e baixa autoestima por causa da aparência podem ser um problema para quem é portador da fenda palatina.

A criança passa por várias cirurgias corretivas e estéticas ainda durante o seu período de desenvolvimento, mas a reabilitação total do paciente é possível. O fim do processo acontece no período de consolidação completa dos ossos da face, que acontece entre os 17 e 18 anos e o adolescente segue tendo uma vida normal após o fim do tratamento.

Nós da Clínica Inova, clínica de cirurgia plástica em Botafogo, entendemos a dificuldade que pessoas com fenda palatina vivenciam e estamos totalmente à disposição para recebê-las para uma visita e avaliação. Entre em contato e venha conhecer nossos diversos procedimentos!

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente

Desenvolvido por Fizzy Marketing Digital