Perguntas e respostas sobre o problema de tireoide

Localizada na parte anterior do pescoço, a tireoide é uma glândula responsável por regular as funções do coração, cérebro, fígado e rins. Quando funcionando corretamente, é responsável pelo equilíbrio do organismo. Já quando apresenta um desempenho irregular, ela pode causar tanto o hipertireoidismo (quando funciona muito e produz hormônios em excesso) quanto o hipotireoidismo (quando tem o comportamento oposto).

Quais são os sintomas de hipertireoidismo?

Quem sofre de hipertireoidismo pode apresentar intolerância ao calor e excesso de suor, pele ruborizada e úmida, coceira generalizada, colesterol baixo, aumento da glicose no sangue, olhos esbugalhados, perda de peso, aumento da fome e da sede, insônia, amnésia, ansiedade e dificuldade de concentração, entre outros problemas.

O que pode ser um indício de hipotireoidismo?

Já quem tem hipotireoidismo também pode mostrar casos de ganho leve de peso (ao contrário do que se diz por aí, o hipotireoidismo não leva a grandes ganhos de peso), intolerância ao frio, perda de cabelo, unhas fracas, pele seca, fraqueza, desânimo, redução do paladar, dor nas articulações, prisão de ventre, perda da libido e infertilidade. Para as mulheres, pode apresentar alterações da menstruação, para mais ou para menos. Nos homens, é sentida a disfunção erétil.

Nos dois casos, podem ocorrer também casos de anemia, hipertensão e bócio, que é o aumento do tamanho da tireoide.

O que causa os problemas de tireoide?

As principais causas são as doenças autoimunes( em que o organismo produz anticorpos contra ele mesmo indevidamente), como a Doença de Hashimoto e a Doença de Graves.

Como tratar os problemas de tireoide?

O tratamento, que é hormonal, é realizado por um endocrinologista, médico responsável pelo estudo e tratamento das glândulas. Sempre consulte um profissional que tenha experiência no assunto. A Inova, clínica de estética em Botafogo, no Rio de Janeiro, tem profissionais que podem ajudar no seu caso.