Notícias

pele sem queimadura

Tratamento para queimaduras

Compartilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInShare on TumblrPin on PinterestEmail this to someone

A queimadura é uma lesão ocasionada pelo calor, mas que em alguns casos extremos também pode ocorrer pelo frio, eletricidade, uso errado de produtos químicos, radiação e fricção. Em casos mais graves, a lesão pode destruir a pele de forma parcial ou total, atingindo músculos e até mesmo ossos.

Tipos de queimaduras

As queimaduras podem ser de três tipos: as do tipo de 1º grau atingem a camada superficial da pele, a epiderme. Esse tipo de queimadura é caracterizada pela área lesionada ficar bastante vermelha, quente e dolorida. O caso mais frequente de queimadura de primeiro grau são as ocasionadas pelo excesso de exposição ao Sol.

Queimadura de 2º grau

As queimaduras de segundo grau são divididas em superficial e profunda. O tipo superficial caracteriza por gerar bolhas e deixar a região afetada com dores muito intensas. A profunda, apesar do nome caracterizar uma lesão maior é menos dolorosa, também tem incidência de bolhas, só que essas de base esbranquiçada e seca. Esse tipo de queimadura pode deixar cicatrizes.

Queimadura de 3º grau

A queimadura de terceiro grau acomete todas as camadas da pele podendo chegar até os ossos. Esse tipo de queimadura gera lesões graves que deixarão sérias deformidades na pele, em casos mais graves é necessário fazer diversos procedimentos cirúrgicos para enxerto de pele.

O que não deve ser feito em casos de queimaduras

  • Evite usar receitas populares (manteiga, pasta de dente)
  • Não use medicamentos sem prescrição médica
  • Nunca toque a queimadura com as mãos
  • Não fure as bolhas
  • Não desgrude tecidos colados na pele

Primeiros socorros em casos de queimaduras

  • Retire a vítima e tente extinguir a fonte de calor que originou as lesões. Caso não seja possível eliminar o foco, retire a pessoa acidentada e chame os bombeiros.
  • Lave o local atingindo com água corrente em temperatura ambiente, até que a área queimada seja resfriada
  • Busque o auxílio de profissionais de saúde especializados em primeiros socorros
  • Não estoure as bolhas ou tente tirar a roupa da vítima para que as lesões não se agravem mais
  • Mantenha a pessoa calma até que o socorro chegue

Clínica de Cirurgia Plástica em Botafogo

A Clínica Inova, clínica de cirurgia plástica e endocrinologia em Botafogo , é especializada em diversos tipos de tratamentos estéticos, entre eles procedimentos de correção de cicatrizes. Faça uma visita ao nosso site e agende uma consulta: http://www.inovaclinica.com.br/contato/.

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente

Desenvolvido por Fizzy Marketing Digital