Notícias

Tudo sobre rinoplastia

Tudo sobre rinoplastia

Compartilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInShare on TumblrPin on PinterestEmail this to someone

Quem não tem alguma parte do corpo ou do rosto que incomoda profundamente e afeta a autoestima? A grande maioria das pessoas mudaria alguma coisa em si, e a cirurgia plástica é um ótimo meio de alcançar a tão sonhada satisfação estética. O resultado disso é que, cada vez mais, as pessoas têm procurado intervenções desta natureza para corrigir alguma imperfeição e enchido as clínicas brasileiras.

A rinoplastia, por exemplo, é uma das cirurgias plásticas mais procuradas e realizadas atualmente, mas você sabe do que se trata? É sobre ela que vamos falar a seguir.

O que é rinoplastia

A rinoplastia é a cirurgia plástica que visa corrigir, esteticamente falando, o nariz do paciente. Ao contrário do que muitos pensam, não se trata apenas de diminuir, mas também aumentar, dar projeção à ponta, afinar a asas ou até reduzir o osso do nariz (chamado de giba óssea).

Existe a rinoplastia fechada, feita pela via endonasal, e a rinoplastia aberta (exorrinoplastia) que é feita diretamente na estrutura do nariz.

Estima-se que este procedimento seja bastante antigo, tendo sido desenvolvido no fim do século XIX, segundo estudos. Atualmente, o progresso em relação às técnicas empregadas na cirurgia é impressionante, garantindo maior precisão e resultados satisfatórios, além de recuperação mais rápida.

Como a rinoplastia é feita?

O procedimento varia de acordo com a técnica empregada. Por exemplo, na rinoplastia aberta, é feita uma pequena incisão na base do nariz, que fica entre as narinas, e na parte interna de cada uma delas. Já na fechada, as incisões são feitas apenas na parte de dentro.

O primeiro método é indicado para pacientes que requerem grandes alterações na ponta do nariz. Já para realizar o segundo, o cirurgião deve ser muito experiente, pois ele acaba trabalhando às cegas, já que a pele não é levantada. Entretanto, a cirurgia fechada oferece uma recuperação mais rápida e um resultado mais natural.

A rinoplastia estética permite que o paciente volte para casa no mesmo dia. Quando associada a outros procedimentos, pode ocorrer uma internação de 12 a 24 horas.

Quem pode fazer rinoplastia?

Todo paciente que está insatisfeito com o formato natural do nariz pode realizar o procedimento, desde que tenha mais de 15 anos, pois nessa idade em que o desenvolvimento facial já está concluído.

A rinoplastia também é indicada para casos clínicos nos quais a cirurgia é associada com outros procedimentos, como indicações para correção do septo nasal e para retirada da carne esponjosa, que ajudam na proliferação de alergias respiratórias.

Contraindicações à rinoplastia

Não existem grandes contraindicações para este procedimento, mas pacientes com alguma doença aguda prévia, que fazem uso de medicamentos anticoagulantes, gestantes e mulheres em fase de amamentação não devem fazer a cirurgia.

Cuidados antes do procedimento

Alguns exames são pedidos antes da cirurgia, como exame de sangue, avaliação com cardiologista, análise do nível de sódio, potássio, ureia e creatinina, e um coagulograma. A depender do médico, exames de imagem também podem ser indicados como forma de avaliar com mais precisão a estrutura nasal.

Antes da operação, o paciente deve fazer um jejum de oito horas. Quem toma medicamento anticoagulante deve interromper o uso por, no mínimo, uma semana antes.

O que fazer no pós-operatório da rinoplastia?

Apesar de ser um procedimento simples, a rinoplastia exige atenção no pós-operatório e alguns cuidados muito específicos.

Curativo

Um plástico enrijecido é usado como curativo, além de imobilizar o nariz. Ele permite maior fixação e é bem mais higiênico do que o gesso que era colocado antigamente. Além disso, pode ser molhado e se adapta ao formato do nariz. Ele deve ser mantido durante os primeiros sete dias. Depois disso, é substituído por uma fita adesiva porosa por mais sete dias. Ao sair do procedimento, colocam-se tampões internos, mas eles permanecem por apenas um dia.

Respiração

É normal que o paciente tenha dificuldade em respirar na primeira semana, já que há coágulos nas narinas. Eles podem melhorar através do uso de descongestionantes nasais indicados pelo seu médico.

Repouso

O repouso deve ser absoluto nos primeiros sete dias, e moderado até o décimo quinto dia. Após este período, as atividades rotineiras podem ser retomadas, mas sem exercícios físicos, que são indicados apenas após dois ou três meses.

Dor

Não é comum que o paciente sinta dores recorrentes e, se elas aparecem, são fruto de pequenas inflamações. Isso é facilmente resolvido com analgésicos comuns. Os hematomas costumam desaparecer depois de 20 dias, em média.

Alimentação

Na primeira semana, é necessário que a alimentação seja mais pastosa, pois a região nasal pode estar dolorida por alguma inflamação e qualquer mastigação mais forte pode gerar incômodo.

Cicatrização

Por ser feita através de incisões muito pequenas, as cicatrizes da rinoplastia são imperceptíveis, além de estarem em lugares pouco expostos. É muito importante fazer uso de protetor solar depois da cirurgia.

Sono

Durante o sono, é necessário que o paciente tenha alguns cuidados, como manter a posição da cabeça elevada. Nos primeiros sete dias, a possibilidade de sangramento ainda é grande e essa posição evita que o sangue vá para o pulmão. Além disso, ela também facilita a respiração pela boca. Não é permitido dormir de lado ou de bruços, para que não haja contato do nariz com o travesseiro.

Quanto custa a rinoplastia?

O valor de um procedimento de rinoplastia varia, mas é recomendável que se procure um médico confiável, que tenha boas referências e seja especializado em cirurgia plástica. Na Inova, clínica de cirurgia plástica em Botafogo, você encontra uma gama de profissionais capacitados e com boas referências. Entre em contato para solicitar um orçamento de rinoplastia ou para conhecer nossos procedimentos e corpo clínico. Agende agora sua consulta!

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente

Desenvolvido por Fizzy Marketing Digital